Palestras e Sessão de Observação [integradas na Astronomia no Verão 2022]
Data: 16 de julho de 2022 + 10 de setembro de 2022
Objectos: Lua
Local: Casa do Areeiro + Universidade da Madeira
Participantes: 68 (repartidos por 3 eventos)
Relatório: A iniciativa Astronomia no Verão 2022 (integrada no programa Ciência Viva) decorreu na Região Autónoma da Madeira entre os dias 16 de julho e 10 de setembro de 2022 sob a organização da Associação de Astronomia da Madeira (AAM). O Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira (GAUMa) colaborou diretamente em três dos eventos do programa, eventos esses associados à abertura (Casa do Areeiro) e ao encerramento (Universidade da Madeira) do mesmo.
- 16-07-2022 - Palestra (Casa do Areeiro) - Astronomia na Madeira: nesta palestra foram discutidos os principais factores que fazem com que alguns pontos da ilha da Madeira estejam entre os melhores locais do Hemisfério Norte para a observação do céu nocturno. Foi apresentado um resumo da história da Astronomia na Madeira desde as observações feitas por Laval em 1720 até ao trabalho desenvolvido pelo Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira nos anos mais recentes. Na parte final foi dada alguma atenção ao projecto Space Surveillance and Tracking do Ministério da Defesa Nacional com instalações no pico do Areeiro. No final os presentes colocaram diversas questões sobre estes e outros temas da Astronomia.
- 10-09-2022 - Palestra (Universidade da Madeira) - Ondas Gravitacionais: nesta palestra foi introduzido o tópico das ondas gravitacionais como solução das equações da Teoria da Relatividade Geral. Foi estabelecido um paralelo entre estas e as ondas electromagnéticas e discutidos quais os obstáculos na deteção direta das ondas gravitacionais. Depois de focar algumas fontes de ondas gravitacionais foi dado especial destaque à questão da fusão de sistemas binários de buracos negros, processo que na base de muitas das ondas gravitacionais detetadas até a data. Seguiu-se um período de perguntas e respostas.
- 10-09-2022 - Sessão de Observação (Terraço da UMa): Após a palestra, apesar da existência de alguma nebulosidade, foi instalado no terraço da UMa um telescópio. A Lua surgiu na ocular por curtos períodos de tempo mas não foi suficiente para todos observarem, não tendo sido possível prosseguir a sessão face à intensa nebulosidade que se foi acentuando cada vez mais seguida da aproximação de nuvens carregadas de elevada humidade com possibilidade de eventuais chuviscos. A sessão terminou cerca das 22:40 sem possibilidade de observação de outros objetos celestes.
Responsável pelas palestras: Laurindo Sobrinho
Responsável pela sessão de observação: José Nunes, Ivo Pereira e Fernando Góis
Responsável pelo relatório: Laurindo Sobrinho e Fernando Góis
Fotografia: Dina Góis e Fernando Góis