XI ENAA
O XI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (XI ENAA) realizou-se na Universidade da Madeira (Penteada, Funchal) nos dias 26 e 27 de Julho de 2001. Inseriu-se na I Semana da Astronomia (23 a 27 de Julho) com os primeiros três dias destinados ao público madeirense em geral: nove cursos diferentes, uma palestra e sessões de observacão diurnas e nocturnas encheram a parte da semana “não profissional”. Os objectivos do XI ENAA eram: i) promover o encontro entre entusiastas da Astronomia (profissionais, estudantes e amadores); ii) possibilitar a todos os participantes o contacto mútuo com métodos de trabalho muito diferentes, já que muitos vêm de 'Escolas' estrangeiras; iii) possibilitar a todos os participantes um conhecimento quase exacto de toda a investigação que se faz em Astronomia em Portugal, quem a faz e onde se faz; e iv) promover a Astronomia na Madeira, ilha que tem potencial para futuros observatórios astronómicos. A participação de vários amadores, de vários astrónomos a trabalhar no estrangeiro e a concessão da longamente esperada autorização para o Observatório (como descrito abaixo) levaram a que os objectivos fossem plenamente cumpridos.
No XI ENAA, o primeiro realizado fora do Continente, tomaram parte 61 astrónomos (oito dos quais convidados) – e ainda dois bebés – de 21 instituições (sete estrangeiras, de cinco países diferentes) com 53 contribuições (26 orais e 27 pósteres) em temas tão variados como sistemas de referência, mecânica celeste, asteróides, planetas, o Sol, estrelas (densas e normais), nebulosas, enxames de estrelas, buracos negros, galáxias, enxames de galáxias, cosmologia, relatividade, astrofísica de partículas e astroquímica.
Em termos de financiamento, foi a primeira vez em Portugal que qualquer astrónomo que o pretendeu (dentro dos prazos) teve tanto a viagem como a estadia totalmente pagas. Isto graças a um subsídio especial da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo em vista o isolamento da Região e a desvantagem face a outros locais do Continente onde se tinham realizado ENAA anteriores.
Em termos sociais, o Jantar do XI ENAA decorreu na Churrascaria “A Montanha”, com uma vista magnífica sobre o Funchal. Participaram 45 astrónomos e acompanhantes, num banquete animado com pratos regionais (peixe e carne) bem regado com vinho da região e completado com danças madeirenses “interactivas”. O passeio de Sábado (todo o dia) foi participado por 35 corajosos astrónomos que experimentaram o verdadeiro turismo madeirense: caminhar na natureza sub-tropical. Cansativo, mas memorável. Além disso, ainda se provaram trutas recheadas à moda do Ribeiro Frio.
No final do XI ENAA foi anunciada a novidade da autorização da construção do Observatório Astronómico na Achada do Teixeira (cerca de 1600m de altitude) por parte do Governo Regional. Será cedida (pelo menos parte de) uma casa do Governo nesse local para apoio logístico a observadores.
A
organização do XI ENAA foi honrada com um voto de louvor por parte da
Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Astronomia.
Pedro Augusto, Laurindo Sobrinho, Angelino Gonçalves
COL
XI ENAA
Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira - 2001