UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Sessão de Observação

Data: 10 de Outubro de 2011
Objectos: Lua, Júpiter, M13, M15, Double Cluster, M27, M57 e Albireo
Local: Escola Secundária Francisco Franco
Participantes: alunos e docentes da Escola Secundária Francisco Franco num total de 45 pessoas

Relatório: O início da sessão ocorreu pelas 20h30 com a instalação do telescópio Celestron CPC800/200mm, no campo esquerdo, ao lado da entrada principal da escola. Seguiu-se o telescópio newtoniano 90mm que não estava usado há muito tempo e continha pequenas anomalias detectadas pelo monitor Rui Aguilar, algumas delas por este prontamente corrigidas, tornando-o operacional, fornecendo ainda as devidas instruções para o seu melhor funcionamento e informado que o equipamento tem muita utilidade para observação da Lua e dos planetas, acção que logo iniciou apontando para o nosso satélite natural.

Após o Hildegardo ter alinhado o Celestron, deu-se início formal à sessão com a ocular apontada para o nosso astro vizinho. Dado que os participantes, entre professores e alunos, rondavam as 45 pessoas, os dois telescópios mostravam simultaneamente os mares, crateras e montanhas da Lua. Apesar do brilho muito intenso, foi possível observar estes pormenores, embora só a cratera de Copernico fosse a mais assinalada.

Seguidamente, Fernando Góis efectuou uma breve introdução nesta actividade, dando oportunidade a que todos os presentes adquirissem a noção de como, quando e de que forma devemos observar os astros. Para quem inicia estes passos, deve ter a noção correcta dos pontos de orientação terrestres e celestes para tomar a posição correcta de observador. Passou depois pelos movimentos da Terra e sua consequência no movimento do céu e dos astros. Identificou-se algumas constelações, principalmente as do triângulo de verão, as ursas e a Cassiopeia já que as restantes não se conseguiam captar, não só pela luz da Lua mas ainda pela estrutura elevada dos prédios e árvores da cidade

. Terminada esta, algumas questões sobre a Lua foram colocadas e prontamente esclarecidas pelo monitor Fernando Góis, após o que se passou a observar o planeta Júpiter a elevar-se no horizonte leste. Suscitou muita curiosidade pelas faixas bem assinaladas, embora ainda com alguma turbulência. Gradualmente passou-se para outros objectos, tal como o M57 (nebulosa do Anel), um pouco apagado pelo luar, ainda assim suscitando alguma curiosidade. Depois, apontou-se para a M13 e M15, ambas ténues. Seguiu-se o Double Cluster (NGC 884 e NGC 869) que apareceu mais ou menos bem aos nossos olhos, depois a M27 (nebulosa planetária) que estava muito apagada, terminando com a dupla de Albireo onde os presentes, já em menor número, foram desafiados a detectar as cores correctas destas belas estrelas. Momento interessante e mais ou menos unânime em termos de decisão final: uma azul e outra amarela. Uma última espreitadela a Júpiter, com uma lente 25mm e aumentado com uma barlow, agora já muito menos turbulento e com as faixas mais nítidas na ocular.

A sessão findou pelas 22h45. Excelente colaboração dos monitores Rui Aguilar (telescópio) e Hildegardo (em toda a actividade e alinhamento do telescópio).

 



Monitor responsável e autor do relatório: Fernando Góis
Colaboradores: Hildegardo e Rui Aguilar
Fotografia: Etelvina Góis

 


> © 2011 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

Divulgação em Astronomia

Grupo de Astronomia