UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Sessão de Observação do Sol - integrada no GAM 2012

Data: 18 de Abril de 2012
Objectos: Não foi possível observar o Sol tendo-se optado por outro conjunto de actividades (ver relatório)
Local: Escola Básica B1 da Ribeira Seca - Machico
Participantes: cerca de 50 alunos (3º e 4º ano)


Relatório: Chegada pelas 14h25 à Escola supra identificada. Foi de imediato instalado o telescópio Celestron, mas os astrónomos, numa prévia apreciação do filtro solar, apercebem-se que não tinham condições para executar com normalidade e segurança a actividade programada. Com efeito, sem antes se terem apercebido disso, detectarem pequenos danos no filtro a utilizar que, naquele momento, não podiam de forma alguma remediar, optando por não realizar a sessão de observação programada, sob pena de haver eventuais riscos para algum participante, facto que de imediato foi comunicado à Directora da Escola e respectiva orientadora das actividades. Optou-se então por uma sessão na sala, com uma parte teórica e outra prática. As responsáveis deram a sua anuência a estas opções que logo foram colocadas no terreno.

Dentro da sala o monitor responsável, Fernando Góis, apresentou dois vídeos sobre astronomia e o espaço. O primeiro designado por “Viagem” mostrou aos alunos uma simulação de deslocação ao espaço, utilizando uma série de imagens que se iniciam à distância de um metro do solo e depois vão-se multiplicando as distâncias por múltiplos de 10, até  terminar no espaço com um cenário virtual da Nossa Galáxia. Daqui, dá-se o retorno pelo percurso inverso e regressa-se à nossa casa (Terra) da mesma forma, mostrando de uma forma simples as distâncias percorridas. De seguida foi colocado em movimento o vídeo “Vida dos Astronautas na Estação Espacial Internacional”, um resumo de imagens de como trabalham,  tomam as refeições, como dormem e como são as suas horas de lazer num ambiente extremo.

Por fim, encerrou-se a actividade com umas experiências práticas. Três alunos foram convidados a experimentar a simulação do lançamento de um foguetão para o espaço em duas versões diferentes. Primeiro, a forma mais simples, utilizando 3 cartuchos de antigos rolos fotográficos, uma pequena quantidade de água no fundo destes e acrescentando um elemento químico efervescente provocámos uma grande pressão no interior dos cartuchos fechados que acabaram por embater com muita força no tecto da sala, entusiasmando os alunos presentes. Para terminar em beleza, o monitor Fernando Góis convidou a professora Zélia Encarnação a riscar um fósforo e chegá-lo junto da abertura de uma garrafa de refrigerante, vazia e com a capacidade de litro, onde foi préviamente introduzida uma pequena porção de alcool etílico industrial. A chama inflamou-se de imediato na abertura da garrafa e projectou esta com violência para a porta de entrada, para onde estava virada a base. Os alunos observaram o impacto captaram as noções do arranque do foguetão para o espaço e entraram em euforia com as experiências, aplaudindo. A sessão encerrou-se pelas 15h30. .




Responsável e autor do relatório: Fernando Góis
Colaboradores: Hildegardo Noronha
Fotografia: Etelvina Góis

 


> © 2012 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

Divulgação em Astronomia

Grupo de Astronomia