O que é que se passou antes do Big Bang e o que é deu origem à inflação? Não faz muito sentido pensar no que é que existia antes do Big Bang. Seria como perguntar o que é que existe a Norte do Pólo Norte. Se estivermos no Pólo Norte qualquer movimento que façamos vamos sempre em direção ao Sul. Da mesma forma no instante em que se deu o Big Bang não faz sentido falar no Passado. Nesse primeiro instante apenas existe o Futuro (não será assim tão simples quanto isso mas dá-nos algum sossego mental...)

Nota: Big Bang e Inflação não são a mesma coisa. O instante mais pequeno que conseguimos conceber na Física não é zero mas sim 10^-43s (0. seguido de 42 zeros e 1 no fim). É o chamado tempo de Planck. Não conseguimos recuar mais utilizando as Leis da Física tal qual as conhecemos. A partir do tempo de Planck o Universo expandiu-se e quando chega à idade de 10^-33s é que temos a Inflação (expansão exponencial) durante breves instantes. Ou seja quando ocorre a Inflação o Universo já tinha uma idade 10 000 000 000 vezes superior ao tempo de Planck (ver também a resposta à questão 281).

No instante inicial (tempo de Planck) todo o Universo estava concentrado numa região muito pequena da ordem do chamado comprimento de Planck: 10^-35m (para simplificar dizemos concentrado num ponto). Quando consideramos regiões assim tão pequenas temos de utilizar a Teoria da Mecânica Quântica. O problema é que aqui temos também nessa região uma enorme massa/energia (todo o Universo) e nesse caso devemos utilizar também a Teoria da Relatividade Geral. Ora, atualmente não dispomos ainda de uma teoria matemática que seja capaz de conciliar a Teoria da Mecânica Quântica com a Teoria da Relatividade Geral e por isso dizemos que as Leis da Física tal qual as conhecemos deixam de ser aplicáveis quando atingimos o tempo de Planck e o comprimento de Planck. É necessário uma nova teoria que ainda não conseguimos desenvolver apesar dos esforços das últimas décadas (é aqui que ouvimos designações como Teoria da Unificação, Teoria das Cordas, Teoria M, etc).