Gostaria de saber se é possível que existam dois Universos com Leis Físicas exatamente inversas (como no conjunto dos números inteiros ém que de lado existe +A e do lado oposto existe o -A, equidistantes de um ponto que é a origem). Entre esses dois universos poderia existir um evento de aniquilação formando uma singularidade?
Algumas teorias apontam para a possibilidade de existirem universos paralelos cada qual na sua "bolha" formando um conjunto designado por Multiverso (ver pergunta 204).
Estes universos uma vez formados seriam independentes uns em relação aos outros. As constantes físicas, como a velocidade da luz ou a constante de gravitação Universal entre outros parâmetros, podem assumir valores diferentes de universo para universo com as devidas consequências. Podemos pensar, por exemplo, em universos onde a evolução não permite a formação de estruturas como as galáxias.
Contudo a ideia do multiverso não passa de um modelo matemático criado para tentar explicar alguns aspetos do nosso próprio Universo. Não existem quaisquer provas observacionais sobre a existência de universos paralelos nem sabemos como poderíamos testar a sua existência de forma direta.
Nos instantes iniciais do nosso Universo existia dois tipos de matéria: 1) matéria e 2) anti-matéria. Quando os 2 tipos de matéria se encontram aniquilam-se libertando apenas radiação. No Universo inicial, apesar disto estar a acontecer constantemente, ambos os tipos de matéria eram continuamente repostos. Com a expansão e consequente arrefecimento do Universo deixou de ser possível criar mais matéria e anti-matéria. Ficou apenas um pequeno excesso residual de matéria a qual veio a originar tudo o que vemos à nossa volta no Universo atual.
Ler: O Big Bang e a evolução do Universo
Podemos imaginar que numa dada região remota do Universo tenha sobrevivido uma bolha de anti-matéria. Nessa bolha podem ter-se formado galáxias, estrelas, planetas muito semelhantes aos que nós conhecemos na nossa parte do Universo feita de matéria. Caso esta bolha de anti-matéria entrasse em contacto com a parte do Universo feita de matéria seria tudo reduzido a radiação.
Em laboratório é possível produzir pequenas quantidades de anti-matéria e observar estes processos quando a colocamos em contacto com a matéria usual.