Gostaria de saber se a massa das galáxias influência a velocidade de expansão do Universo? As Galáxias de maior massa afastam-se com velocidades diferentes comparadas com as de menor massa?
As galáxias agrupam-se em Enxames de Galáxias. A Nossa Galáxia faz parte do chamado Grupo Local juntamente com Andromeda (M31) e a galáxia do Triângulo (M33). Para além destas galáxias de maior massa existem mais algumas dezenas de galáxias anãs (mais pequenas) e com muito menor massa. Este cenário é comum a outros enxames de galáxias.
O Universo está em expansão (é um facto observado). Todos os enxames de galáxias distantes estão a afastar-se de nós. Quanto mais distantes maior a velocidade de afastamento. Note que isto não nos coloca num ponto central do Universo. Um observador em qualquer outro ponto distante do Universo veria exatamente a mesma coisa.
Dentro de cada enxame domina localmente a força da gravidade. Embora o enxame seja levado como um todo pela expansão do Universo dentro dele as diferentes galáxias podem ter movimentos relativos entre si. Por exemplo, no caso do Grupo Local sabemos bem que M31 está a aproximar-se da Nossa Galáxia, sabemos que a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhaes são galáxias que orbitam em torno da nossa própria galáxia. Não temos a percepção da expansão quando olhamos apenas para dentro do nosso grupo de galáxias. Contudo um observador distante, bem longe do nosso grupo de galáxias, veria este basicamente a afastar-se como um todo.
Nota: os enxames de galáxias mantêm-se mais ou menos coesos por ação da sua gravidade. Podem existir movimentos internos mas sem levarem à desintegração do grupo. Isto é válido para galáxias com todo o tipo de massas.