Após algumas pesquisas, e atendendo à idade do Sol, atrevo-me a pensar que este pertencerá a um enxame aberto, já que a idade destes aglomerados de estrelas se situa entre 9x10^9 e 13x10^9 (de acordo com as minhas pesquisas). Haverá outras formas de classificar o Sol como pertencente a um enxame aberto ou a um enxame fechado? Os enxames abertos são locais onde ocorreu a formação de novas estrelas. Os enxames abertos são compostos por até algumas centenas de estrelas e são o produto da evolução de nebulosas (enormes nuvens de gás). Nestas nebulosas devido a instabilidades originadas por factores internos e externos podem ocorrer flutuações que levando à aglomeração de matéria nalguns pontos pode originar a formação de estrelas. Com o passar do tempo o gás acaba por ser gasto na formação das estrelas e parte dele pode também ser expelido para longe em resultado do vento estelar emitido pelas estrelas entretanto formadas. Não podemos acompanhar todo este processo de milhares de milhões de anos para um caso em particular, mas temos a possibilidade de observar inúmeros casos em diferentes etapas de evolução.

O enxame aberto sendo um conjunto relativamente disperso e extenso acaba por ir perdendo as suas estrelas à medida que estas vão interagindo gravitacionalmente com as suas companheiras do enxame ou com estrelas vizinhas. Haverá um ponto a partir do qual o enxame estará completamente dissolvido no meio interestelar.

O nosso Sol teve certamente origem num enxame aberto. Contudo, dada a idade do nosso Sol, desde a sua formação este já deu cerca de 20 voltas em torno da galáxia (cada volta são cerca de 250 milhões de anos) o que é mais do que suficiente para dispersar e baralhar as estrelas todas do seu enxame original.

Embora se procure e já se tenha encontrado uma ou duas estrelas com composição química muito semelhante ao Sol é muito complicado estabelecer que estas tiveram origem em comum no mesmo enxame aberto.

Os enxames fechados são aglomerados compactos com vários milhões de estrelas geralmente bastante velhas. Ao contrário dos enxames abertos que vagueiam sobre o disco da galáxia, os enxames fechados orbitam a nossa galáxia fora do disco. Não sabemos ainda muito bem qual a origem destes enxames fechados (são quase tão antigos quanto a galáxia em si).

Pergunta: o Sol pertence a um enxame fechado ou a um enxame aberto?

Resposta: Não e Não. O Sol é neste momento uma estrela que vagueia solitária pela galáxia.

Pergunta: o Sol teve origem num enxame fechado ou num exname aberto?

Resposta: Num enxame aberto.