Em anexo envio duas imagens captadas por um operador de câmera do canal NAMINHATERRA TV na zona da Calheta (Madeira) no dia 09 de dezembro de 2023 ao final da tarde. O fenómeno demorou algum tempo e era bastante intenso. Que tipo de fenómeno poderá ter sido este?

Pelo aspeto trata-se de um objecto (natural ou artificial) em combustão na atmosfera.

Os meteoroides são pequenos corpos que vagueiam pelo Sistema Solar. Se um deles se cruzar com a Terra e entrar na nossa atmosfera então, devido ao atrito, entra em combustão a uma altitude entre 50 a 80 km. O fenómeno luminoso observado designa-se por meteoro. Se for pouco intenso temos uma "estrela cadente". Nalguns casos dada a dimensão do corpo podemos ter um efeito mais intenso a que chamamos bola de fogo (fireball). Durante um dia isto acontece dezenas ou centenas de vezes um pouco por todo o globo. São contudo fenómenos de pouca duração (apenas alguns segundos). Por acaso existem registos de alguns deles no dia 9 de dezembro de 2023, por exemplo, no Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. Contudo estes para além de não terem tido a duração do fenómeno registado pelo operador de câmera não seriam de qualquer modo visíveis a partir da Madeira.

O facto de ter sido avistado durante algum tempo leva-nos a pensar que pode ser um processo que decorre numa zona mais alta da atmosfera. Por vezes alguns asteroides que se aproximam da Terra (Near Earth Objects - NEO's) podem passar de "raspão" pela nossa atmosfera entrando um pouco em combustão antes de seguirem o seu camninho. Se fosse este o caso deveria existir registo do mesmo nas bases de dados dos NEO's (que todos os dias é atualizada).

Também não existe qualquer registo de reentrada de objectos artifciais na atmosfera (isso também costuma estar catalogado).

Contudo existe ainda uma quarte hipótese. No fim da tarde do dia 9 de dezembro por volta das 19h00 ocorreu um evento que pode em minha opinião explicar o que ficpou registado na foto: foi a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS). Quando se dava ainda o pôr do Sol a ISS surgiu no horizonte do lado poente, esteve visível durante algum tempo, até descer novamente no horizonte. O ângulo com que estava a ser iluminada pelo Sol e a dificulade em registar na câmara um objecto deslocando-se em alta velocidade (cerca de 27600km/h) e a uma distância de 400km pode muito bem ter produzido o efeito observado. Sem outra explicação mais plausível penso mesmo que foi a ISS.