Ao ler o vosso artigo O Sol e o seu interior [https://astro.web.uma.pt/Grupo/Publicacoes/Abstracts/pub2012sol.htm] fiquei curioso relativamente à seguinte afirmação: "O número de átomos no Sol é da ordem de 10^57 sendo que cerca de 92% desses átomos são hidrogênio e 7.8% são hélio". Será possível explicarem de forma simples e objetiva como se chega a essa conclusão?
Cerca de 92% dos átomos existentes no Sol são átomos de hidrogénio (H) na forma de plasma (embora isso não seja relevante para as nossas contas). Cada átomo de H é composto por um protão de massa mp e um electrão de massa me. Como a massa do electrão é muito inferior à do protão (cerca de 1800 vezes inferior) podemos considerar que a massa do átomo de H é aproximadamente igual à massa do protão.
Dividindo então a massa do Sol pela massa do protão obtemos o número aproximado de átomos existentes no Sol (cerca de 1.2 x 10^57 nestas contas). Na Figura 1 apresentam-se todos os cálculos efetuados.
Fig. 1 - Cálculo do número de átomos presentes no Sol.
É claro que podemos fazer aproximações mais rigorosas: i) considerando nas contas também a massa do electrão; ii) juntando a contribuição do hélio e outros elementos presentes no Sol etc.
Contudo em qualquer dos casos vamos obter sempre um valor da mesma ordem de grandeza, ou seja, 10^57.