Construção de uma Base de Dados de 55 fontes rádio

 

Nuno Aparício, Pedro Augusto

Centro de Ciências Matemáticas, Universidade da Madeira , Caminho da Penteada, 9050 Funchal, Portugal

 

Sumário

  Nesta apresentação é exposta uma síntese do trabalho realizado e a realizar sobre a construção da Base de Dados de 55 fontes rádio com espectro plano e com dimensões da ordem de kpc. Este trabalho incluí ainda um exemplo de uma ficha tipo de cada fonte, assim como do que será acessível a partir dela. 

Introdução

 A presente Base de Dados insere-se no projecto PESO/P/PRO/15134/1999 -“Restrições a Modelos de Núcleos Galácticos Activos (AGN): A Evolução de Rádio Galáxias e o Tamanho da Região Emissora de Riscas Estreitas (no espectro de AGN)”. A amostra de  fontes rádio com espectro plano e com dimensões da ordem de kpc, estudadas no projecto, foi seleccionada a partir de duas pesquisas do VLA (Jodrell-VLA Astrometric Survey e Cosmic Lens All-Sky Survey; Augusto et al., 1998; Augusto et al., 2001) a 8.4 GHz e com uma resolução de ~200 mas. Estas duas pesquisas identificaram um total de ~4700 fontes. Destas, uma ‘amostra mãe’ de 1665 fontes foi seleccionada com base em três critérios: 1) S8.4³100 mJy, 2) a4.851.4< 0.5 e 3) |bII|>10o. Desta amostra mãe foram, posteriormente, seleccionadas apenas as fontes (55 no total) com estrutura significativa na escala angular 90-300 miliarcsec (que se traduz em ~0.2-2 kpc para z>0.5).

 É nosso objectivo construir uma Base de Dados onde toda a informação (do rádio, óptico e raio-X) sobre todas as 55 fontes seja armazenada. Numa segunda fase, esta deverá ser disponibilizada na internet, de modo a permitir a qualquer membro da equipe uma consulta rápida aos dados. Posteriormente, a Base de Dados será de acesso público. A ferramenta utilizada na sua construção foi o Microsoft Access2000. Algumas vantagens prendem-se com o menor tempo de desenvolvimento, facilidade de construção de interfaces gráficas, suporte profissional e manutenção simples.

Trabalho realizado

 Até este momento, quase toda a informação (dados numéricos, imagens, mapas e gráficos), respeitante às 55 fontes em estudo, nos vários domínios de observação, foi já reunida e introduzida na Base de Dados. Existe uma ficha individual para cada fonte (ver exemplo abaixo), a partir do qual o utilizador tem acesso a toda a informação associada à fonte em questão. Poder-se-ão visualizar diversos mapas, imagens e gráficos (ver exemplos abaixo), a vários comprimentos de onda. É também possível imprimir a ficha individual da fonte, assim como qualquer imagem (individualmente ou em conjunto). Toda a Base de Dados está organizada como uma ‘teia’, existindo diversos menus que permitem ao utilizador navegar pela Base de Dados, através do simples clique em botões. 

 

Trabalho a realizar

O trabalho futuro prende-se, essencialmente, com a realização de tarefas de optimização, permitindo ao utilizador uma melhor movimentação na ‘teia’ da Base de Dados. Outro aspecto importante será a colocação da Base de Dados na Web local (Intranet) e global (Internet). Numa primeira fase será utilizada a ferramenta Microsoft FrontPage2000.

 

Ficha exemplo

Esta ficha 'exemplo’ é da fonte B0824+355, que é uma das fontes de que dispomos mais informação.

 

Referências

- P. AUGUSTO, P. N. WILKINSON and I. W. A. BROWNE (1998) - “Flat-spectrum radio sources with kpc-scale structure”, MNRAS, vol 299, p. 1159.

- Pedro AUGUSTO, J. Ignacio GONZALES-SERRANO, Nectaria A. B. GIZANI, Alastair C. EDGE, and Ismael PEREZ-FOURNON (2000) - “Constraining models of Active Galactic Nuclei: evolution of radio galaxies and the size of the narrow-line region”, Internal Report (CCM) nr. 42/01.

Agradecimentos

 Este trabalho é suportado por uma Bolsa de Iniciação à Investigação Científica (BIIC) da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do projecto PESO/P/PRO/ 15134/1999 -“Restrições a Modelos de Núcleos Galácticos Activos (AGN): A Evolução de Rádio Galáxias e o Tamanho da Região Emissora de Riscas Estreitas (no espectro de AGN)”.