UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Sextas Astrónomicas


Sexta-feira Astronómica - 18

Data: 30-07-2010

Assunto: A morte do GAUMa como o conhecemos

No dia 30 de Julho, pelas 20h00, eu e o Laurindo encontrámo-nos à porta da UMa. Pouco depois chegaram o Elder e o Hildegardo. O Ilídio tinha ligado ao Elder a dizer que ia directo para o restaurante do costume, pois ia chegar um pouco atrasado. E, assim, fomos andando os quatro, desta vez a pé pois havia muito que conversar e era melhor começar já.

Como já tinha acontecido com o Ilídio na Sexta Astronómica anterior, pusemos o Elder e o Hildegardo a par dos últimos acontecimentos (últimos meses) no que respeita à Astronomia na UMa. Ou melhor, a um futuro (quase) sem ela. Que nos choca, claro, especialmente depois de um ano tão espectacular como foi o Ano Internacional da Astronomia 2009 na Madeira. Mas, se calhar, é por isso mesmo!

Ainda a caminho, pelas 20h20 o Ilídio passou por nós. Chegámos ao restaurante cinco minutos depois mas o Ilídio, curiosamente, ainda demorou outros cinco a chegar lá pois nesse dia estava especialmente complicado estacionar nas imediações. A propósito do tragicómico tema da noite, fomos falando de muitos sub-temas. Por exemplo, sobre o Rádio Telescópio, problemas devido aos radares (especialmente o militar, devido à imprevisível cobertura em frequências). Como mitigar interferências (em progresso teórico a nível mundial). A experiência EXPRES e o seu sucesso para uns poucos rádio-telescópios (ligados em tempo real por fibra óptica - o futuro da rádio interferometria). Eventual combinação de interesses Câmara Municipal do Porto Moniz / PT / etc. para colocar fibra até ao Porto Moniz e, depois, até ao Rádio Telescópio, já que este terá poiso certo nesse concelho. Falámos dos problemas com o Observatório Óptico, especialmente de 2003 em diante, junto com problemas gerais da Astronomia na UMa. Ainda da questão dos programas Erasmus e os acordos nacionais com o MIT / Carnegie Mellon, etc. Será que haverá algum impacto na produtividade científica nacional? Falámos, depois, mais especificamente sobre o futuro do nosso Grupo. Em particular das tarefas que agora teriam de ser assumidas por cada um. Com cronograma. No ar ficou a proposta de alguém instalar o Rádio Telescópio de 2.3m na UMa, por exemplo. Ainda, de criar um blogue e/ou uma newsletter mensal (por exemplo) sobre as nossas actividades. Pelas 23h25 saímos do Restaurante (quase no momento de nos expulsarem de lá) e fomos para a UMa à boleia do Ilídio. "Perdemos", pouco depois da chegada (pelas 23h45), o Ilídio e o Elder (que, por acaso, já se tinham oferecido para algumas tarefas, mesmo que depois o concretizem mais tarde por escrito, como pedimos; ao Elder até lhe foi proposto outro tipo de desafio...). O céu estava totalmente encoberto, mesmo que para essa noite não tivéssemos preparado nada de especial quanto a observações, já antecipando que o tema nos ocuparia bastante desta vez. Entretanto, fomos os três para o LAI falar mais um pouco. O Hildegardo foi tendo ideias do que poderia propor. Falámos sobre ciência em geral também, não só sobre Astronomia. Pelas 0h45 saímos.

Pedro Augusto




> © 2010 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira
Sextas Astronómicas
Grupo de Astronomia