UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


   
DONALD LAWSON

   


 

De 10 a 17 de Setembro, a convite do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira, esteve na nossa Região Autónoma o conceituado senior engineer Donald Lawson do Jodrell Bank Observatory, University of Manchester, Reino Unido. É Receiver Engineer especializado em Interferência Radio e Microondas na Radio Astronomia. Durante toda a semana efectuou trabalho de campo com o objectivo de medir a interferência radio em três locais da ilha da Madeira candidatos a albergar um futuro Radio-Telescópio.


No dia 14 de Setembro pelas 21h00 na sala do CITMA (piso -2), UMa-Penteada, Don Lawson proferiu uma palestra intitulada RFI – Interferência em Rádio Astronomia.


Sumário

A astronomia óptica precisa de locais com um céu bem escuro à noite (longe da “poluição” luminosa das grandes cidades). De uma forma equivalente, a Rádio Astronomia precisa de locais com pouca “poluição” rádio (interferência – RFI), longe de telemóveis, transmissores, etc.: na prática, “escondidos” de grandes cidades (mesmo que geograficamente perto), por exemplo por uma montanha, e de transmissores que possam existir no “campo” (TV, rádio, telemóveis). Como não temos olhos que detectem ondas-rádio, a única forma de saber quais os locais menos “poluídos” (com menor RFI) é, nos mesmos, fazer medições com equipamento apropriado. Nesta comunicação, explicar-se-ão os métodos utilizados e a importância da medição de RFI em Rádio-Astronomia. Ainda, ilustrar-se-á o caso particular da ilha da Madeira e o trabalho que está a ser feito esta semana para identificar os melhores locais da ilha para albergar um futuro Rádio-Telescópio.

CV resumido

O senior engineer Donald Lawson (Jodrell Bank Observatory, University of Manchester, Reino Unido) é Receiver Engineer especializado em Interferência Rádio e Microondas na Rádio Astronomia. Tem trabalhado no desenvolvimento de software e de testes automáticos para detectores rádio/microondas e para a medição de RFI (interferência), bem como no seu combate (filtros para equipamento electrónico “poluidor”). Em particular, instalou uma estação automática de monitorização de RFI no Lovell Radio Telescope (76m de diâmetro); desenvolveu, ainda, uma estação de monitorização móvel automática. Tem enorme experiência na medição de RFI em muitos locais candidatos a albergar rádio telescópios (nomeadamente na Inglaterra e Irlanda).


O Grupo de Astronomia agradece as seguintes entidades o apoio á vinda do cientista, sem o qual tal não seria possível: Centro de Ciências e Tecnologia da Madeira (CITMA), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Câmara Municipal do Porto Moniz e University of Manchester.


Astrónomos Visitantes
Grupo de Astronomia

> © 2005 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira