UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Observação do mês

Nº 10 - Outubro 2002


ANDROMEDA

Andromeda é uma das grandes constelações do Hemisfério Norte. É caracterizada pelo ramo de estrelas, ligeiramente curvo, que se estende de alfa And até gama And (figura 1). O facto de essas estrelas não serem particularmente brilhantes e estarem bastante a afastadas entre si pode dificultar a identificação da constelação. Para chegar a Andromeda pode tomar-se como ponto de partida a constelação de Cassiopeia facilmente identificável pela sua forma de W.

fig 1 - A constelação de Andromeda e as suas vizinhanças.

 

Nome

Designação magnitude Classe Tipo Espectral Distância
(AL)
Sirrah
(Alpheratz)
alfa-And 2.1 IV pMnHg B8 90
Mirach beta-And 2.1 III M0 90
Alamak gama-And 2.3 II K3 300
4.8 V+V B8+A0
- delta-And

3.3

III K3 150
- ípsilon-And 4.1 V F8 45
- mi-And 3.9 V A5 80
- ni-And 4.5 V B5 400
- 56-And 5.7 III K0 250
5.9 III K4

Alpheratz (alfa And), também conhecida por Sirrah, é uma subgigante de magnitude 2.1 situada a 90 anos luz do Sol. Além disso trata-se de uma estrela peculiar da classe pMnHg   o que significa que tem uma abundância de Manganésio (Mn) e Mercúrio (Hg) acima do normal.  Esta estrela está sobre a linha de separação entre as constelações de Andromeda e Pegasus. Na antiguidade considerava-se que pertencia a ambas as constelações mas nos tempos modernos foi atribuída exclusivamente a Andromeda.

Alamak (gama And) é uma estrela dupla cujas componentes apresentam um interessante contraste. A estrela mais brilhante do par, com magnitude 2.2, é uma gigante laranja. Pequenos telescópios mostram a existência de uma segunda estrela de cor azul e magnitude 5.5. Esta por sua vez é também um sistema binário mas muito mais difícil de observar.

And 56 é um sistema binário composto por duas estrelas  gigantes laranja de magnitude 5.0. As estrelas estão de tal forma afastadas que um simples binóculos são suficientes para as separar.

NGC 752 é um enxame aberto situado nas proximidades de 56 And que no entanto não faz parte do conjunto. As suas estrelas mais brilhantes apresentam magnitudes próximas dos 9.0 e estão bastante dispersas. A distância de NGC 752 está estimada em 2000 anos luz.

A Galáxia de Andromeda (M31) com magnitude próxima dos 4.0 nas zonas centrais é perfeitamente visível a olho nu em noites escuras e com céu limpo. Trata-se do objecto mais distante visível a olho nu. Quando olhamos na direcção de M31 estamos a captar luz emitida há cerca de 2.5 milhões de anos. Qualquer que seja a ampliação utilizada para a sua observação M31 constitui sempre um espectáculo digno de ser visto. No início do século XX julgava-se que M31 era apenas mais uma nuvem de gás pertencente à Nossa Galáxia. Com a chegada de telescópios mais potentes verificou-se que M31 era na realidade composta, tal como a Nossa Galáxia, por milhares de milhões de estrelas e que era ela própria uma galáxia do tipo espiral.. A galáxia de Andromeda foi o primeiro corpo identificado como sendo exterior à Nossa Galáxia. Para uma rápida identificação de M31 sugere-se que se parta de Mirach (beta And) em direcção a ni And passando por mi And como se mostra na figura 2.

fig 2 - Localização da galáxia de Andromeda

M32 é outra galáxia que pode observar-se nas proximidades de M31. Na realidade M32 é uma galáxia satélite de M31 estando por isso aproximadamente à mesma distância. A sua magnitude na região central ronda os 8.0 e por isso não é visível a olho nu. Pode no entanto ser observada com pequenos telescópios.

M110 é outra galáxia satélite de M31. Esta é mais difusa e menos brilhante que M32 sendo por isso mais difícil de observar.


Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira - 2002