XI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica


Determinação das aceitâncias geométricas do padrão de fotões na matriz de fotomultiplicadores, nos diferentes elementos do detector RICH da experiência AMS

Maria Luísa Arruda
LIP Av. Elias Garcia, 14 1º
-andar, 1000-149 Lisboa

Fernando Barão
LIP Av. Elias Garcia, 14 1º -andar, 1000-149 Lisboa

Resumo

O espectrómetro AMS (Alpha Magnetic Spectrometer) tem como objectivos, a procura de antimatéria (anti-núcleos), matéria escura e o estudo de abundâncias de raios cósmicos. É constituído por um magneto, planos de silício, planos de cintiladores, um detector de efeito de Cerenkov (RICH), um calorímetro electromagnético e um detector de transição de radiação que visam determinar a carga, a velocidade, a energia e o momento linear das partículas cósmicas incidentes. A instalação do detector na Estação Espacial Internacional (ISS) prevê-se para 2003 e terá uma duração de 3 a 5 anos.
O detector RICH possui um radiador de aerogel que emite luz quando atravessado por partículas carregadas com velocidade superior à da luz no meio (efeito de Cerenkov). Os fotões emitidos são detectados numa matriz de cerca de 1000 fotomultiplicadores com um pixel de cerca de 8 mm2. O detector RICH destina-se a medir a velocidade das partículas incidentes.
A reconstrução da velocidade e da carga no detector RICH implica o conhecimento
do padrão (pattern) analítico desenhado pelo cone de Cerenkov na matriz de fotomultiplicadores. Da análise do padrão pode-se determinar a aceitância geométrica de cada uma das suas porções nos diferentes elementos do detector (espelho, matriz de PMTs), elemento fundamental para a determinação da carga eléctrica das partículas incidentes e eventuais correcções de zonas ineficientes do detector.


Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira - 2001