UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas


Uma iniciativa conjunta da

Associação de Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM)

e do

Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira (GAUMa)


Responsável: Fernando Góis (AAAM)

Coordenador Científico: Laurindo Sobrinho (GAUMa)

Responsável pela componente prática: Marco Joaquim (AAAM)
 

O Curso de Iniciciação à Astronomia e Observações Astronómicas destina-se a associados da AAAM bem como a outras pessoas que tenham manifestado o desejo em participar. O curso é ministrado à distância possibilitando assim  a participação daqueles que dada a sua actividade profissional não o conseguiriam  frequentar de forma regular.  Assim os diferentes módulos são enviados semanalmente via email a todos os participantes. Existem contudo algumas sessões presenciais de carácter obrigatório (como são o caso dos módulos práticos) e outras de carácter facultativo (sessões para esclarecimento de dúvidas). No final haverá uma sessão de auto-avaliação teórica e prática.

Pretende-se que os formandos tenham no final adquirido os conceitos fundamentais da Astronomia. Sejam capazes de localizar constelaçãoes e objectos na esfera celeste. Saibam descrever algumas caracterísiticas desses objectos (estrutura, distância, formação, evolução). Tenham uma noção geral das escalas utilizadas em Astronomia para medir o Sistema Solar, a Nossa Galáxia e o Universo como um todo. Saibam descrever em traços gerais o modelo do Big Bang e enquadrá-lo dentro do contexto da Física. Em termos práticos devem conhecer o telescópio, tipos de montagens e conseguir apontar o telescópio para um determinado objecto.

Módulos Tema Responsável Data
1 A esfera celeste – da antiguidade ao heliocentrismo Fernando Góis 14 de abril de 2012
2 As coordenadas e a localização dos astros na esfera celeste Fernando Góis 21 de abril de 2012
3 A formação do sistema solar e os corpos que o integram Fernando Góis 28 de abril de 2012
4 As dimensões dos astros e distâncias no espaço Fernando Góis 05 de maio de 2012
5 A gravitação universal – as leis de Kepler e de Newton Sandro Correia 12 de maio de 2012
6 Sistema Terra-Lua e os movimentos da Terra Sandro Correia 19 de maio de 2012
7 Nascimento, vida e morte das estrelas Sandro Correia 26 de maio de 2012
8 A Via Láctea e o Universo Local Laurindo Sobrinho 02 de junho de 2012
9 O Big Bang e a evolução do Universo Laurindo Sobrinho 09 de junho de 2012
10 Da relatividade geral à Cosmologia Contemporânea Laurindo Sobrinho 16 de junho de 2012
11 O telescópio, sua estrutura física e funcionalidades Marco Joaquim Presencial (05 de maio de 2012)
12 Da luneta de Galileu aos actuais tipos de telescópios Marco Joaquim Presencial (05 de maio de 2012)
13 Alinhamento para o céu nocturno e como funciona globalmente para as observações Marco Joaquim Presencial (05 de maio de 2012)

Primeiro contacto - 14 de abril de 2012

No dia 14 de abril de 2012 pelas 15h00 teve lugar, nas instalações da UMa, a sessão de abertura do Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas. A sessão foi presidida pelo Coordenador Científico (Laurindo Sobrinho) que, depois de expor em traços gerais o GAUMa,  referiu alguns aspectos relacionados com o contéudo e objectivos do presente curso. Depois o Fernando Góis esclareceu os formandos sobre outros aspectos ligados com o funcionamneto do curso. Depois foi a vez de cada um dos 12 formandos presentes fazer a sua própria apresentação e explicar porque motivos se inscreveu neste curso. Para terminar o Fernando Góis fez uma breve abordagem a temática do módulo I (A esfera celeste – da antiguidade ao heliocentrismo). Dada a coincidência de datas este primeiro contacto com os formandos foi integrado nos eventos do Global Astronomy Month 2012 (GAM 2012) - Madeira.


Foto 1 - Aspecto da sala durante a sessão de abertura do Curso de Iniciciação à Astronomia e Observações Astronómicas.


Segundo contacto - 5 de maio de 2012

No dia 05 de maio de 2012 pelas 20h30 teve lugar, nas instalações da UMa, o segundo  momento presencial do curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas. Após uma breve revisão de noções dos primeiros módulos 1, 2 e 3 (entretanto enviados para os formandos), feita pelo coordenador científico, Professor Laurindo Sobrinho, foi a vez do astrónomo Marco Joaquim abordar a prática inicial sobre funcionamento de Telescópios (módulos 11, 12 e 13). Começou pelas montagens, seguindo-se espelhos, tubos ópticos, lentes e restantes acessórios que integram as diferentes espécies de telescópios tendo dado especial atenção ao alinhamneto polar, tendo em vista uma correcta observação por parte de quem pretende sondar os astros. Embora o objectivo inicial fosse fazer parte desta demonstração no terraço da UMa as condições atmosféricas não o permitiram. Ficou desde já agendado um novo contacto para concretizar esse objectivo.


Foto 2 - Aspecto da sala durante a apresentação dos módulos 11, 12 e 13 pelo astrónomo Marco Joaquim.



Foto 3 - Aspecto da sala durante a apresentação dos módulos 11, 12 e 13.



Foto 4 - O Astrónomo Marco Joaquim falando aos formandos sobre o alinhamento de um telescópio com montagem equatorial.

 

Terceiro contacto - 02 de junho de 2012

No dia 02 de junho de 2012 pelas 20h30 teve lugar, nas instalações da UMa, o terceiro  momento presencial do curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas. Durante os primeiros 90 minutos o Eng. Sandro Correia da AAAM fez uma apresentação sobre os contéudos dos módulos 5, 6 e 7 havendo depois um período de discussão e esclarecimento de algumas dúvidas colocadas pelos formandos. A segunda parte foi direccionada integralmente para os equipamentos. Ainda que sem estrelas a servirem de orientação no manuseamento dos telescópios, Marco Joaquim orientou no exterior da UMa uma sessão de observação, solicitando a todos os formandos que centrassem o alinhamento do buscador em simultâneo com a ocular, montassem e desmontassem, peça por peça, cada telescópio manuseado, em especial o Skywatcher 200mm, o melhor instrumento para iniciar uma aprendizagem gradual. Só pela meia-noite se completou a sessão com o manuseamento do Celestron CPC800 (digital), momentos estes que ofereceram, de certeza, conhecimentos suficientes para os objectivos pretendidos pelos participantes.


Foto 5 - Aspecto da sala durante a apresentação dos módulos 5, 6 e 7.



Foto 6 - Sessão prática orientada pleo astrónomo Marco Joaquim sobre o alinhamento e manusemaneto de telescópios.

Quarto Contacto - 30 de junho de 2012

No dia 30 de junho de 2012 pelas 15h00 teve lugar, nas instalações da UMa, o quarto momento presencial do curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas. Durante a primeira hora o Professor Laurindo Sobrinho falou sobre os módulos 8, 9 e 10 (da sua responsabilidade) focando a sua apresentação no modelo do Big Bang, levando os formandos numa viagem desde a Era de Planck até ao presente.

Chegou assim ao fim o Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas. Dois meses e meio de formação à distância e quatro momentos presenciais culminaram com um teste de auto-avaliação onde os formandos foram confrontados com 30 questões que abordaram todos os módulos ministrados. No seio deste grupo, inicialmente de 16 elementos, agora reduzido a onze candidatos a astrónomos amadores, respira-se um ambiente coeso e amplamente motivado para captar todas as noções básicas e avançadas desta cativante ciência que tem um caminho dinâmico e onde todos os dias se acumulam novos conhecimentos.

 
Fotos 7 e 8 - Momento de auto-avaliação.

A derradeira prática final dos telescópios não foi possível executar com todos os ingredientes pretendidos e regulamentados, face às condições do tempo nublado que não permitiram apontar para qualquer astro. Nem um breve olhar para a Lua deu para regular os telescópios utilizados, pelo que o formador Rui Aguilar limitou-se a orientar e simular as tarefas relativas à preparação dos telescópios para as observações o que foi correspondido pelos formandos que os manusearam, quer desmontando-os quer instalando-os no terreno, demonstrando conhecimentos mínimos para essas tarefas. Prova disso denotou Francisco Fernandes, muito lesto a colocar de pé o seu Celestron 114, com as dúvidas finais sobre a utilização do buscador depressa dissipadas pelos presentes e formadores. Fernando Góis, em dez minutos finais, abordou a questão de como fazer a procura dos astros mais cativantes e para onde apontar a ocular em primeiro lugar, isto é, as formas mais fáceis de realizar uma sessão de observação em pleno. Sugeriu o Stellarium como companheiro de viagem permanente, uns bons binóculos e a companhia de outros astrónomos de vez em quando. Um final feliz para os astrónomos!

 
Fotos 9 a 12 - Prática de telescópios orientada pelo Eng. Rui Aguilar e por Fernando Góis.

 

Quinto Contacto - 06 de julho de 2012 - Entrega de certificados


No dia 06 de julho de 2012 tivemos pelas 18h30 na Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas) a entrega oficial de certificados aos participantes no curso. O evento foi presidido pelo Magnífico Reitor da UMa, Professor Castanheira da Costa. O Professor Laurindo Sobrinho, docente da UMa e coordenador do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira (GAUMa) aproveitou a oportunidade para expor aos presentes algumas das actividades realizadas pelo GAUMa durante o presente ano lectivo. Foi também a oportunidade para agradecer publicamente o apoio prestado ao GAUMa pela Associação de Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM), em particular no campo da divulgação junto de escolas ou do público em geral, sem o qual o GAUMa muito dificilmente teria conseguido atingir os resultados apresentados: 11 escolas visitadas, 500 alunos em palestras, 900 participantes em sessões de observação e cerca de 100 visitantes na UMa. Foi ainda a oportunidade de dar a conhecer o que se tem feito em termos de investigação no campo da Astronomia e deixar no ar algumas ideias para projetos futuros.


Foto 13 - Da esquerda para a direita: Laurindo Sobrinho (coordenador do GAUMa), Castanheira da Costa (Reitor da UMa) e Fernando Góis (presidente da AAAM).


Foto 14 - Aspecto da Plateia.


Foto 15 - O coordenador do GAUMa, Laurindo Sobrinho, fazendo uma breve apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano.


Foto 16 - Aspecto da Plateia.

Depois foi a vez do Presidente da AAAM, Fernando Góis, usar da palavra, destacando a colaboração entre AAAM e GAUMa que tem vindo a crescer nos últimos anos. Aproveitou também para destacar o trabalho recente que tem sido feito por alguns associados da AAAM, particularmente no campo da astrofotografia. Dirigiu também algumas palavras aos formandos realçando o seu desempenho e interesse manifestado ao longo do curso.

Por sua vez o Senhor Reitor falou da importância da colaboração entre GAUMa e AAAM como uma forma de fortalecer a ligação entre a UMa e o meio em que se insere e, em particular, da importância de desenvolver na sociedade madeirense um interesse crescente pela Astronomia. Realçõu também a importância de termos um observatório na Madeira e dos benefícios diretos e colaterais que isso poderá trazer para a região (dando como exemplo o caso das Canárias).

A sessão terminou com a entrega de certificados aos 12 formandos (dois deles não estavam presentes por razões profissionais). Para além do certificado foi atribuido a cada qual, por parte do GAUMa, o filme oficial do AIA2009 (Eyes on the Skies) e, por parte da AAAM, o cartão de sócio da AAAM (para os ainda não associados) válido até ao final do presente ano.

 

Fotos 17 a 26 - Entrega dos certificados aos 10 formandos presentes.

Contamos convosco caros astrónomos, dado que ganharam um lugar no seio deste grupo e vieram enriquecê-lo. Participando de vez em quando nas actividades de Astronomia, gradualmente saberão colocar-se no nível que merecem. Agora, que tomaram a mesma nave dos astrónomos, de certeza vão ter tempo para deliciar-se connosco numa longa e cativante jornada pelo Universo!

Relatório: Laurindo Sobrinho / Fernando Góis
Fotografia: Etelvina Góis & Angelino Gonçalves


> © 2012 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

Divulgação em Astronomia

Grupo de Astronomia