Porque é que o ponto onde nasce e onde se põe o Sol e a Lua variam? Dada essa mudança os pontos cardeais não deveriam variar também? O ponto onde nasce o Sol é o mesmo onde nasce a Lua? Se o eixo de rotação da Terra fosse perpendicular ao plano da sua órbita em torno do Sol então veríamos, ao longo de todo o ano, o Sol sobre o plano do equador terrestre. Acontece que o eixo de rotação da Terra apresenta uma inclinação de 23.5º em relação ao seu plano orbital. Isto faz com que se observe a partir da Terra, ao longo do ano, o Sol a subir ou a descer 23.5º em relação ao plano do equador.

O Sol cruza o equador celeste nos chamados equinócios (de Primavera e de Outono). No seu ponto mais alto durante todo o ano está a 23.5º acima do equador (Solstício de Verão) e no seu ponto mais baixo está 23.5º abaixo do equador (Solstício de Inverno). É este movimento que é responsável pela existência das estações do ano - o nome das estações aqui está adaptado ao Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul será o contrário.

Consideremos um observador localizado numa determinada região da Terra no primeiro dia de Primavera. Esse observador verá o Sol nascer num determinado ponto junto ao horizonte Este. Ao longo dos dias irá constatar que o Sol irá nascer progressivamente cada vez mais afastado desse ponto. Irá existir um afastamento máximo de 23.5º o qual corresponderá ao solstício de Verão (dia maior do ano). Depois o ponto onde o Sol nasce irá retroceder de dia para a dia até passar pelo ponto inicial (agora será o equinócio de Outono) continuará a se afastar desse ponto até chegar a um novo extremo (23.5º mais afastado) que será o solstício de Inverno (dia menor do ano). Depois o ponto onde o Sol nasce irá retroceder de dia para a dia até passar pelo ponto onde estava no primeiro dia de Primavera, completando assim um ciclo (ver Figura 1 e texto da resposta à questão 137)


Fig. 1 - Movimento aparente do Sol ao longo do ano [http://stars.astro.illinois.edu/celsph.html]

O Norte é indicado pela direção da estrela Polar. Como esta está mais ou menos localizada na direção do eixo de rotação da Terra ficamos com a ideia de que se trata de uma estrela fixa no céu (razão pela qual pode ser utilizada pelos navegadores como referência). No ponto oposto fica o Sul (embora nesse ponto não exista nenhuma estrela que se destaque em particular).

Ao longo do dia vemos o Sol subir no horizonte, passando num ponto mais alto e descendo para o outro lado. O mesmo acontece com as estrelas durante a noite. Se imaginarmos um arco passando pelo Norte e por esse ponto mais alto onde passa o Sol estamos a apontar para a direção Sul.

O que vemos durante a noite no céu numa dada direção muda ao longo da noite (a Terra roda sobre si mesma) e muda ao longo do ano (a Terra gira em torno do Sol). Ao fim de um ano volta tudo ao mesmo.

A Lua roda em torno da Terra mas não no mesmo plano que a Terra roda em torno do Sol. Existe uma inclinação de cerca de 5 graus. Sem essa inclinação os eclipses seriam eventos regulares e não raros como é o caso.

Para complementar a resposta sugerimos a consulta de:

Movimento real e aparente das estrelas e dos Planetas

Sistemas de coordenadas e tempo

Orientação pelas Estrelas!