Se a Astronomia faz parte de nós, de todo o Universo, então porque que é que nos programas de educação é quase inexistente a sua abordagem? Porque a Ciência (e, em particular, a Astronomia) não é um tema popular. De facto, a sua (aparente) dificuldade faz com que se assista a uma fuga generalizada quer de estudantes quer de público desta área: quando se dá o salto para o 10ºano, a grande maioria dos alunos foge à Matemática. E muitos dos que a seguem acabam por o fazer contrariados, porque decidiram fazer cursos superiores que o exigem...

Por exemplo, quantas pessoas mudam de canal se, de repente (mesmo sendo raro) lhes aparece um documentário científico à frente? Quase todas. E quantas se sentam em frente à TV intencionalmente para ver algum documentário científico que estava listado no programa? Quase nenhuma. O divórcio entre a Ciência e a Sociedade é, paradoxalmente, tanto maior quanto mais evoluída for esta. De facto, embora sejam a Ciência e a Tecnologia as responsáveis pelo nosso bem-estar, acabam por, injustamente, pagar por todo o conforto e, diria, "preguiça" que trouxeram à Humanidade. Por exemplo, o interesse pela Ciência em África é muitas vezes maior do que aquela que se vê na Europa ou na América do Norte.

Finalmente, a fuga à Ciência começa também nos professores. Quantos professores do 1ºciclo, que têm de dar Matemática, seguiram esta disciplina no 10º-11ºano (ao menos)? Quase nenhum. Quantos lhe terão fugido? Muitos. Qual a motivação destes para a ensinar mesmo a um nível tão básico? A esta não respondo... If Astronomy is part of us, of the entire Universe, then why do the educational programs almost not refer to it? Because Science, and Astronomy in particular, are not popular topics. In fact, its (apparent) difficulty leads to a generalized flight of both students and the public from this area: when the transition is made to the 10th grade, the vast majority of students avoid Mathematics, and many of those who follow it end up doing it reluctantly, because they decided to take higher education courses that require its learning...

For example, how many people change channels if suddenly a (albeit rare) scientific documentary appears in front of them? Almost everyone. And how many intentionally sit in front of the TV to watch some scientific documentary that was listed in the program? Almost nobody. The divorce between Science and Society is, paradoxically, the greater the more evolved it is. In fact, although Science and Technology are responsible for our well-being, they end up paying unfairly for all the comfort and, I would say, "laziness" that they have brought to Humanity. For example, interest in Science in Africa is way bigger than in Europe or North America.

Lastly, the escape from Science also starts with teachers. How many 1st cycle teachers, who have to teach Mathematics, followed this subject in the 10th or 11th grade, at the very at least? Almost none of them. How many of them will have fled? Plenty. What is their motivation to teach it even at such a basic level? I can't answer this one...