UNIVERSIDADE DA MADEIRA |
GRUPO DE ASTRONOMIA |
Sextas Astrónomicas |
Sexta-feira Astronómica - 20
Data: 26-11-2010
Assunto: IX AstroFesta
Pelas 18h00 do dia 26/11 cheguei ao bar dos alunos da UMa que, para minha surpresa, nesse momento estava quase cheio! Cheguei a temer que fossem muitos jantar mas não, acho que a maioria estava a fazer sala, nem sequer a lanchar. Talvez a estudar? Se estavam, disfarçavam bem. Aguardei pela chegada dos outros elementos do GAUMa que tinham confirmado a presença neste jantar de uma 'Sexta Astronómica' que, pela primeira vez, coincidia com uma Astrofesta da Semana da Astronomia (a IX Astrofesta na X Semana). Pelas 18h10 chegou o Elder e pelas 18h15 o Hildegardo. Após a chegada dos tabuleiros com o jantar dirigimo-nos a uma mesa onde já estava a minha colega Glória Cravo sentada. Assim, o início de conversa foi com ela pelo que não foi muito astronómico (mesmo que pudesse, certamente, ter sido). A Glória saiu pelas 18h25.
Começámos, então, o nosso tema da noite pelo mais relevante: a meteorologia. É que nessa noite (aliás, esteve durante todo o dia) foi anunciado pela Proteção Civil um Alerta Amarelo de vento e um Alerta Amarelo de chuva. Confirmando-se essas condições, seria pouco provável fazermos observações na Achada do Teixeira. Aliás, estávamos a ponderar seriamente nem sequer sair da UMa, pelo enorme transtorno que teríamos a colocar tudo nos carros e a ir e vir da Achada do Teixeira, mais que provavelmente em vão. Mas como não desistimos facilmente, isso ficaria para confirmar mais tarde, já no LAI. Mencionei brevemente o plano da noite, nomeadamente a passagem de Europa por trás de Júpiter (para além de ver também os outros três galileanos), que reapareceria cerca das 22h30 e, assim, seria perfeitamente visível para quem nos acompanhasse por umas horas. Deveríamos, também, ver Urano e Neptuno para além da Lua quando nascesse (pelas 23h). Listei ainda algum dos objectos do céu profundo que estavam no plano para serem vistos (enxames estelares, galáxias e nebulosas). O cometa Hartley 2 estava incluído na lista, mesmo que relativamente perto da Lua e, assim, com muito maior dificuldade de deteção: nessa noite passaria entre M46 e M47! Pelas 18h50, concluído o jantar, dirigimo-nos para o LAI.
Começámos por confirmar se os Alertas ainda se mantinham no site do Instituto de Meteorologia (meteo.pt). Realmente ainda se mantinham inalterados o que, pelas hora (19h00) indicava que não seriam alterados até ao dia seguinte. Mau augúrio. Foi por esta hora que nos ligou o Fernando Góis (que tinha combinado ir ter directamente à Achada do Teixeira) a perguntar se iríamos ou não, pois tinha acabado de ouvir nas notícias da RTP-Madeira que havia avisos e a Proteção Civil não aconselhava deslocações à serra. Realmente, disse eu, o mais provável era não irmos. Pelas 19h05 liguei ao mestre Eduardo (da Guarda Florestal), responsável por abrir a cancela no Pico das Pedras, para saber como estava lá o tempo. Ele não se encontrava no campo pelo que teve de ligar ao 'rapaz'. Entretanto ligou-me o Ilídio (que também tinha combinado o encontro na Achada do Teixeira) e aproveitei para lhe pedir o conselho: ele já tinha experimentado na serra um Alerta Amarelo de carro. O Ilídio desaconselhou a ida. Passados uns minutos voltei a ligar ao mestre Eduardo e ele disse que o 'rapaz' lhe disse que o tempo estava muito mau, que até trovejava. Não foi preciso mais. Com tudo isto junto decidimos nem sequer sair dali. Pelas 19h20 encerrou a Sexta Astronómica mais curta de sempre.
Pena. Desta vez houve muita gente a ligar e mandar emails a inscrever-se. Até houve um grupo de três que ficou até à última para saber se sempre íamos ou não (ligaram-nos pelas 19h00 também). Para o ano há mais e, esperemos, com tempo melhor!
Pedro Augusto
> © 2010 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira |