UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Sessão de Observação Noturna

Data: 22 de novembro de 2013
Objectos: Vénus, M31, M32, M11, NGC 869, M57, Júpiter, M45, Lua
Local: Escola Básica do Caniço
Participantes: cerca de 147 pessoas incluindo alunos, professores e familiares

Relatório: Instalado o telescópio pelas 19h15, não esperávamos tão elevado número de participantes na sessão. Pelas 19h30, apontámos a objectiva para Vénus, já a descer no horizonte, a primeira imagem que se apresentava num lindo crescente pouco turbulento e que permitiu motivar os presentes que cada vez mais aumentavam de número. De imediato as questões se levantaram e muitas dúvidas se tentavam remover. Afinal o que se estava a observar? Vénus ou a Lua? Os alunos questionavam o monitor responsável e este logo atalhava “olhem para aquela estrelinha (Vénus) e vejam se é identical à Lua… e retirem as conclusões devidas”. Foi a explicação que seguiu em que se abordou as características físicas de Vénus e seus movimentos no céu, de manhã ou ao anoitecer, muito próximos do Sol, que acabou por os convencer. Foram momentos muito interessantes, dinâmicos e de interacção entre monitores e jovens estudantes da Escola, bem como de toda a comunidade escolar. Pena que, perante uma “avalanche” humana de cerca de 147 pessoas que se instalaram junto do telescópio, não foi possível, apesar da disciplina e esforço de todos, permitir que as últimos 14 pessoas da fila viessem a observar Vénus por este rápidamente ter desaparecido no horizonte.

Foi realizada de seguida a observação de outros objectos, embora em condições difíceis, em face da elevada poluição luminosa ali existente, sendo possível visualizar Andrómeda (M31 e M32), M11, NGC 869 (Grupo Duplo) e ainda M57 que estava demasiado apagada, pelo que se assistiu de seguida a uma pequena pausa nesta sessão para permitir o serviço de um ligeiro lanche a todos os alunos, familiares e comunidade escolar. Regressados deste intervalo, porque as núvens aumentavam e cobriam grande parte do céu, o monitor responsável deu a oportunidade a que, em cerca de 10 minutos e através de uma mini-palestra no local, se abordasse o tema da posição do observador da esfera celeste, o que observar e como observar, além da importância das coordenadas em Astronomia.

Findo este período, foi a vez de ansiosamente se aguardar pelo gigante do sistema solar, o planeta Júpiter, a leste, que pelas 2h39 se apresentava na ascensão já magestoso, um pouco abaixo de Castor e Pollux dos Gémeos. Deixou-nos observar as suas 3 principais luas, sem turbulência digna de realce, momentos estes que captaram as atenções da maior parte dos participantes que tentavam contemplar o gigante gasoso de forma mais morosa, sendo ainda introduzidas nas explicações as suas características físicas e movimentos.

Após o decurso da visualização de Júpiter aproveitou-se os momentos de maiores abertas nas núvens e chamou-se a atenção para a localização das Pleiades, a constelação de Cassiopeia e ainda para o Triângulo de Verão já a descer muito no horizonte oeste. Foi esta a altura que serviu para uma grande parte dos participantes se sentirem satisfeitos com o que viram e abandonaram o local. Persistiram manter-se ali apenas os que pretendiam observar a Lua e a nebulosa de Orion. Esta, já disponível no horizonte sul, serviu para mais uns momentos de observação e em razoáveis circunstâncias, mas as núvens voltaram a subir e cobrir quase toda a esfera celeste e desmotivando muitos dos presentes. A Lua, já detectada pela sua luminosidade, subia no zorizonte atrás das núvens sem se deixar mostrar. Quando nos preparávamos para finalizar a sessão, eram cerca de 23h15, a Lua resolveu aparecer e para os últimos participantes foi mais um objecto bastante apreciado na ocular permitindo uma sessão bastante preenchida. A sessão terminou pelas 23h35.

Integrada na XII Semana da Astronomia promovido pelo GAUMa, podemos qualificar esta actividade de excelente participação por todos os presentes e das mais interessantes a que assistimos últimamente nas escolas. Segundo a contabilização das professoras responsáveis pela actividade, estiveram junto do telescópio cerca de 147 pessoas nos total.

 
 

Responsável pelo relatório e sessão de observação:  Fernando Góis
Colaborador: Hildegardo Noronha
Fotografia: Dina Góis


> © 2014 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

XIII Semana da Astronomia

Divulgação em Astronomia

Grupo de Astronomia