UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Palestra

Data: 23 de novembro de 2015
Tema: A Madeira e a Astronomia
Local: Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Participantes: 68 alunos e 5 professores

Relatório: No dia 23 de novembro de 2015, pelas 11h30, deu-se início à XV Semana da Astronomia na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, com a palestra “A Madeira e a Astronomia” apresentada por Ilídio Andrade. No público encontravam-se 68 alunos do ensino secundário (todos os alunos da área científica da escola), distribuídos por 34 alunos do 10º ano, 20 alunos do 11ºano e 14 alunos do 12º ano. Estiveram presentes também 5 professores, 1 de Física, 1 de Química e 3 de Biologia.

A palestra foi dividida em duas partes. Na primeira parte foi apresentado aos presentes a relação da ilha da Madeira com a Astronomia, começando pelo estudo de McInnes nos anos 70, da possibilidade gorada de instalação na Madeira de um Observatório nos anos 90, do trabalho do Grupo STORM e da fundação do GAUMa. Foi dado também a conhecer aos presentes, de maneira resumida, a investigação desenvolvida no GAUMa em tópicos como Buracos Negros e AGN, bem como todo o trabalho de divulgação da Astronomia feito pelo GAUMa desde há 15 anos. Terminou-se esta primeira parte apresentando o estudo do GAUMa acerca do Seeing na ilha da Madeira, chamando à atenção para a preservação da qualidade do céu astronómico, património natural da ilha da Madeira, de Portugal e do nosso planeta, visto estarmos num dos melhores locais do mundo para observação astronómica no ótico.

A segunda parte da palestra focou-se na teoria de formação do Sistema Solar, presente nos programas do ensino secundário, fazendo a ponte para um dos “hot spots” da Astronomia atual, os Exoplanetas. Foram abordados os métodos indiretos de deteção de planetas extra-solares, desde a descoberta de 51 Pegasi b até ao revolucionário Kepler Space Telescope. Apresentou-se ainda o trabalho do astrónomo português Jorge Martins do La Silla ESO Observatory, acerca da deteção direta do espetro do exoplaneta 51 Pegasi b usando o instrumento HARPS. Terminou-se com a apresentação do projeto Starshade da NASA que prevê a observação direta de exoplanetas.

Durante cerca de uma hora e meia, até pouco depois das 13h00, os alunos presentes demonstraram sempre bastante interesse, participando ativamente, e demonstrando também bons conhecimentos das matérias que fazem parte dos seus programas curriculares, nomeadamente a formação do Sistema Solar. .

  

Responsável pelo relatório e palestra:  Ilídio Andrade


> © 2015 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

XV Semana da Astronomia

Divulgação em Astronomia

Grupo de Astronomia