UNIVERSIDADE DA MADEIRA |
GRUPO DE ASTRONOMIA |
IV Semana da Astronomia 19 a 23 de Julho de 2004 |
PROGRAMA
Segunda-feira 19 de Julho de 2004 - 10h00
Observação do Sol
Observação da superfície do Sol e respectivas manchas solares através dos telescópios LX200 e Mizar pertencentes ao Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira.
Terça-feira 20 de Julho de 2004 - 18h00
Curso: Buracos
Negros: Viagem ao lado de lá
Dr Laurindo Sobrinho
São descritas viagens a buracos negros de Schwarzschild (os mais simples), a buracos negros de Reissner-Nordström (os que têm carga eléctrica) e a buracos negros de Kerr (os que têm rotação). As viagens começam naturalmente do lado de fora estendendo-se depois para além do horizonte de acontecimentos. São descritos efeitos como o redshift (desvio para o vermelho), a dilatação do tempo, as forças de maré e o comportamento dos raios de luz junto a um buraco negro. Para uma melhor compreensão do interior de um buraco negro são introduzidos os diagramas de Penrose. Para terminar são apresentados os wormholes (buracos de verme) que permitem ligar diferentes Universos ou estabelecer atalhos entre diferentes partes do mesmo Universo.
Quarta-feira 21 de Julho de 2004 - 20h30
Palestra: A
origem do Universo, das galáxias e das estrelas
Professor Doutor Pedro Augusto
Falar-se-á do Big Bang e da Inflação, ou seja, do modelo actualmente aceite para a origem do Universo; ainda da formação das primeiras estruturas por colapsos iniciais, que originaram galáxias e estrelas. Fala-se depois na evolução estelar (calmo nascimento e violenta morte) e galáctica, do Universo actual (não tão passivo quanto parece) e do futuro Universo: para onde iremos, de facto?
Quinta-feira 22 de Julho de 2004 - 18h00
Curso: Inventando
o Universo: Pensar Deus a partir da Nova Física
Dr. Angelino Gonçalves
Com o aparecimento da Nova Física (Relatividade
Geral e Mecânica Quântica) temos grandes dificuldades em compreender a relação
de Deus com a matéria.
Reflectindo sobre as opiniões de alguns Físicos e Astrónomos do passado e
presente incluindo o pai da Nova Física, Einstein, abordaremos
algumas questões fundamentais da Cosmologia, nomeadamente a origem e
evolução do Universo.
Sexta-feira 23 de Julho de 2004 - 20h30
ASTROFESTA
Caso as condições atmosféricas o permitam pretendemos observar ao longo da noite uma grande variedade de objectos celestes desde a Lua e os planetas (Júpiter, Neptuno, Urano e Vénus) às galáxias distantes passando pelos enxames estelares, nebulosas e estrelas duplas. Será utilizado por parte do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira os telescópios LX200 (equipado com motor para seguir os objectos) e Mizar.
LOCAIS
CURSOS e PALESTRA - Anfiteatro 4 da UMa (Penteada) |
OBSERVAÇÃO do Sol - Pátio junto ao bar da UMa (Penteada) |
AstroFesta - Achada do Teixeira (final da estrada para o Pico Ruivo - Santana) |
As observações estão sujeitas às condições atmosféricas. Para a AstroFesta levar: roupa quente, comida/bebida para toda a noite, lanterna (tapada com papel celofane vermelho), binóculos/telescópio (se tiver). O uso de máquinas fotográficas só é permitido sem flash.
Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira - 2004