UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


Observação do mês

N.º 65 - Maio 2007


Corvus

A constelação de Corvus (Corvo) faz parte da família de constelações do Hemisfério Sul. Trata-se de uma constelação com popucas estrelas brilhantes (pouco mais de uma dezena das suas estrelas é visível a olho nu). Faz fronteira com as constelações Hydra ( Observação do Mês nº52 - Abril 2006 ), Virgo ( Observação do Mês nº17 - Maio 2003 ) e Crater ( Observação do Mês nº64 - Abril 2007 ).


Figura 1 - A constelação de Corvus e a sua vizinhança.

Estrelas da constelação de Corvus
Nome Designação magnitude Classe Tipo Espectral Distância (AL)
Al Chiba alfa - Crv 3.2 IV / V F0 48
Kraz beta - Crv 2.7 II G5 140
Gienah Corvi gama - Crv 2.6 III B8 165
Minkar epsilon - Crv 3.0 III K2 303
Algorab delta - Crv 2.9 V B9.5 88
Avis Satyra eta - Crv 4.3 V F2 59
- zeta - Crv 5.2 V B8 385

Estrelas com outros nomes:

alfa Crv - Al Chiba, Al Minliar al Ghurab, Alchiba, Alchita, Alkhiba
beta Crv - Kraz, Tso Hea
gama Crv - Gienah Corvi, Gienah, Gienah Ghurab
delta Crv - Algorab, Algoral, Algorel, Algores

A constelação de Corvus é caracterizada pelo asterismo formado pelas suas estrelas delta, gama, epsilon e beta. Um asterismo é um conjunto de estrelas que, embora observadas na mesma região do céu, não têm qualquer ligação física entre si (como se pode constatar neste exemplo onde as distâncias das estrelas vão desde os 88 aos 303 anos luz). Pelo contrário, nos enxames abertos as estrelas têm uma ligação física entre si (giram em torno de um centro de massa comum) e sestão praticamente todas à mesma distância.

As estrelas Gienah Corvi e Algorab servem como ponteiros para a estrela Spica (alfa - Vir) na constelação da Virgem.

NGC 4038 / NGC 4039 é um par de galáxias a cerca de 68 milhões de anos luz de distância. As duas galáxias estão em colisão. Como resultado dessa colisão formaram-se duas longas caudas de estrela, gases e poeiras que fazem lembrar as antenas de um insecto. Por esse motivo o conjunto é também conhecido como galáxias das Antenas. Ambas as galáxias têm magnitude aparente aproximadamente igual a 11.

NGC 4361 é uma nebulosa planetária situada a cerca de 4000 anos luz do Sol e cuja magnitude aparente é de aproximadamente 10. Dado o seu aspecto pode ser facilmente confundida com uma galáxia.


> © 2007 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira

< Observação do Mês > < Grupo de Astronomia >