UNIVERSIDADE DA MADEIRA

GRUPO DE ASTRONOMIA


AstroFesta V


Lista de objectos propostos para observação

Fotos

> Relatório:

Achada do Teixeira, 9 de Junho de 2006

As condições atmosféricas na Achada do Teixeira estavam boas (céu limpo embora com algum vento). Ainda antes do cair da noite foi possível observar o por do Sol. Os primeiros minutos da noite foram dedicados à observação da Lua e de Júpiter com os seus maiores satélites perfeitamente visíveis. Como era uma noite de Lua cheia, a observação de muitos dos objectos propostos tornou-se inviável. A observação acabou incidindo sobretudo em objectos do catálogo de Messier:

Enxames Abertos
Foram observados alguns enxames estelares abertos (aglomerados ricos em estrelas jovens). Destaque para M6 (enxame da Borboleta) e M7 (enxame de Ptolomeu) ambos na constelação de Escorpião.

Enxames fechados
Foram observados também enxames fechados (localizados no halo da nossa Galáxia, ricos em estrelas mais velhas). Destaque para o popular M13 e M92 na constelação de Hércules (que está a uma distância superior a 20 mil anos luz).

Nebulosas planetárias
Observou-se nomeadamente M57 (Nebulosa do Anel) na constelação de Lira e NGC6543 (Olho do Gato) na constelação do Dragão.

Nebulosas Difusas
Tentou-se observar as nebulosas difusas M17 (nebulosa Omega) e M8 (nebulosa da Lagoa) mas tal não foi possível (mesmo com o LX200) dada a intensidade da luz da Lua.

Galáxias
Observaram-se algumas galáxias (com a presença da Lua na maioria dos casos apenas era visível o núcleo) como por exemplo M106, M94, M82, M51...

voltar


© 2006 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira